A pergunta do título - coletores de dados ainda com Windows? - deve ser feita cada vez com mais cuidado dentro das operações logísticas. Estamos certos de que não é a primeira vez que as equipes de Tecnologia da Informação (TI) das nossas empresas clientes a ouviram, mas o tempo em que ainda cabe a resposta “Sim” está definitivamente se esgotando. A PDA-On levanta aqui alguns apontamentos necessários para compreender as movimentações de mercado que hoje impactam profissionais de TI em toda a construção de estratégias em operações logísticas.

 

Ocorre que temos tentado dar resposta a demandas de expansão ou renovação de parque fazendo pequenos “malabarismos” ou ajustes possíveis nos equipamentos já homologados, mas os grandes fabricantes estão todos encerrando suas linhas de coletores com Windows. 

 

Não há mais como manter a continuidade de modelos “consagrados”, pois com o encerramento do suporte pela Microsoft em 2020, os estoques dessas linhas não serão renovados nos distribuidores. 

 

Isso causa uma série de transtornos no momento da cotação de novos equipamentos, pois temos que buscar alternativas nem sempre fáceis de serem absorvidas pelos clientes – às vezes mais custosas, outras vezes tecnicamente menos eficazes – e que, na maioria das vezes, retardam a análise dos projetos e dificultam a tomada de decisão. 

 

A projeção da PDA-On é de que mais de 50% dos nossos clientes se encontram nessa situação.

 

Portanto, aos colegas de TI e aos gestores de tecnologia nas empresas de software que porventura estejam lendo este artigo, reforçamos o alerta: busquem ajustar as interfaces das aplicações de processos logísticos para um padrão Android. 

 

O relato das equipes que passaram por esta transição é o de ganho em produtividade após o investimento realizado na adequação dos sistemas e a perspectiva de suporte é praticamente ilimitada, uma vez que passa-se a utilizar uma plataforma de desenvolvimento realmente adequada às características de robustez e mobilidade que os coletores de dados requerem, em essência.

 

E estamos à disposição para auxiliar no processo de homologação de novos equipamentos.

 

Entre em contato: (41) 3242-8888 | WhatsApp (41) 99931-3994